domingo, 13 de abril de 2008

Batalha de La Lys foi há 90 anos

Cerca de 2.000 portugueses participaram na histórica guerra das trincheiras. Aconteceu há 90 anos.

Hoje já não há sobreviventes da Batalha de La Lys. Mas o peso desta batalha foi tão grande que não há como não contar a história de onde cerca de 2.000 homens portugueses marcaram parte da história da Primeira Guerra.

Dos 50.000 mobilizados no chamado corpo expedicionário português, foram então cerca de 2.000 os que perderam a vida, desapareceram, foram feitos prisioneiros ou foram feridos nas trincheiras

Foi em 1998 que pela última vez falámos com sobreviventes da Primeira Guerra. José Hermano Baptista tinha nascido há muito, em 1895. Foi fotógrafo aprendiz onde ganhava 5 tostões por semana, até que, em 1916 foi para a tropa, e de seguida foi mobilizado para França. Embarcou numa viagem que lhe encheu as memórias enquanto viveu:

"A 9 de Abril de 1918, por volta da meia-noite, começaram a bombardear, a bombardear, um bombardeamento, uma coisa tremenda. Nós nem sequer podíamos avançar porque a barragem era tanta. Quem estava, ou morreu ou ficou ferido ou estava desmoralizado, e além disso era pouca gente", relatou. (Continuar a ler )