quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Clima económico em Portugal degrada-se

O indicador de clima económico degradou-se em Agosto pelo segundo mês consecutivo para 1,2 pontos, depois de ter alcançado há dois meses o seu valor mais expressivo nos 1,4 pontos, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).Na síntese económica de conjuntura de Agosto, divulgada hoje, o Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que o indicador de clima económico agravou-se, mas continua muito perto do nível máximo dos últimos cinco anos.

Um outro indicador, o da actividade económica, apresentou uma evolução positiva, saltando de 6,3 para 9,9 pontos, reflectindo “uma procura interna mais dinâmica”.

O destaque na melhoria dos indicadores no plano interno vai para o investimento, que atingiu em Julho o melhor valor desde o final de 1998, segundo o INE.

O INE refere, também, que o indicador quantitativo do consumo continuou a acelerar em Julho devido a um crescimento mais elevado do consumo de bens duradouros e correntes".

Por outro lado, o enquadramento internacional da economia portuguesa apresentou-se menos favorável, com uma desaceleração do ritmo homólogo de crescimento das exportações, que, no entanto, continuam a subir mais do que as importações.

Fonte :Público