quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Terrenos da Ota são " do pior ".

Professor do Instituto Superior Tecnico afirma que um sismo de elevada intensidade no distrito de Lisboa pode engolir a zona da Ota.

Os terrenos da Ota são " do pior ". Quem o diz é Mário Lopes, especialista em engenharia sísmica e professor do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), citado pelo DN. O especialista está convencido que, se ocorrer em Lisboa um terramoto de proporções idênticas às do de 1755, a região de Alenquer, onde fica a Ota, pode ser engolida.

O risco sísmico da Ota nem é a questão principal. Segundo o professor/engenheiro, o principal problema são os terrenos da Ota. Para conseguir aplanar os terrenos precisam « encher um camião de terras de oito em oito segundos durante três anos, incluindo fins-de-semana e feriados ».

« Estamos perante solos atravessados por lodos, logo com um elevado risco de liquefacção », defende Mário Lopes. A implementação de um aeroporto na Ota requer a construção de 235 mil estacas de brita para solidificar o solo, já que « parte significativa da área de implementação é constituída por lodos sem capacidade de suporte de cargas ».
Fonte:Lusa/DN

Sem comentários: