terça-feira, 21 de agosto de 2007

Incêndios em Portugal

O fogo que deflagrou segunda-feira no concelho do Sardoal e que alastrou a Abrantes e Mação, consumiu, até ao final da manhã de hoje, cerca de 1.500 hectares, segundo uma estimativa dos bombeiros.

A freguesia de Alcaravela, no concelho do Sardoal, é a mais atingida, com cerca de 500 hectares de área ardida, principalmente de pinhal e eucaliptal.

O fogo está a ganhar força, após ter sido dado como controlado durante esta madrugada.

A Autoridade Nacional da Protecção Civil anunciou a reactivação do incêndio às 12:11 e António Jesus, comandante dos Bombeiros Municipais de Abrantes, disse à Agência Lusa que "existem várias frentes de incêndio que estão de novo activas e por dominar devido ao vento que sopra no local e que gerou os reacendimentos".

Segundo esta fonte, "as chamas encontram-se próximo das povoações de Vale Formoso e Cabeça das Mós, no concelho de Sardoal, e de Murtosa e Mouriscas, já no concelho de Abrantes, mas não existem de momento situações de risco".

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém disse à Lusa que no local estão quatro aerotanques pesados e mais de trezentos homens com 89 viaturas.

Fonte : LUSA

Sem comentários: