Centenas de manifestantes receberam hoje com uma "sinfonia" de apitos os comissários europeus e governantes portugueses que se juntaram na Casa da Música, no Porto, para assistir ao concerto de abertura da presidência portuguesa da União Europeia.
A Rotunda da Boavista foi o local de concentração de participantes em cinco manifestações, organizadas pela CGTP, por antigos mineiros da ENU e por movimentos de desempregados, de trabalhadores a "recibo verde" e de utentes dos transportes públicos.
À chegada dos convidados, a maior parte dos manifestantes sopraram com força os seus apitos, enquanto outros gritaram palavras de ordem e apupos, dirigidos sobretudo aos membros do Governo português.
Quase todos os convidados, incluindo o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, entraram pela porta principal da Casa da Música.
Uma das poucas excepções foi o primeiro-ministro português, José Sócrates, que assim evitou a recepção "sonora" que os manifestantes lhe tinham preparado.
O recurso aos apitos e a um megafone acabou por funcionar como "plano B" dos manifestantes, que se viram impedidos pela PSP de transmitir música de intervenção. Fonte: LUSA