A UMM (União Metalo-Mecânica) foi fundada a 4 de Julho de 1977,com o objectivo de construir jipes de elevada fiabilidade e resistençia.Em 1978,foi produzido o primeiro modelo fabricado pela marca portuguesa o UMM 4 x 4, inspirado no jipe françês Cournil.Usava um motor Peugeot de 2.100cc que mais tarde passou para 2.300cc,o seu ponto forte era a sua qualidade de construção.
Em 1985 começa a ser produzido o UMM Alter 2,projectado pelo o Srº Engº Carlos Galamba.Tendo sido desenhado princilpamente para uso militar e para o sector empresarial. Era Equipado com um motor Peugeot de 2.500cc a diesel tambem poderia vir equipado com a versão turbo.
Em 1992 a UMM,apresenta o protótipo Alter III na FIL,com o objectivo de poder competir com o Mitsubishi Pajero,Land Rover Discovery e com o Nissan Patrol.O Umm Alter III era um jipe moderno,a nivel mecanico já contava com suspensão indepedente e a nivel de interiores já tinha desde ar condicionado aos vidros elétricos,em nenhum aspecto o UMM perdia para os seus concorrentes directos .
Infelizmente o governo então liderado por Cavaco Silva,não permite a transferência das verbas inscritas no PEDIP,que tinham sido prometidas e acordadas com a UMM. Começa a suceder-se toda uma série de inspecções oficiais e dificuldades burocráticas que são levantadas no caminho da UMM. Torna-se assim evidente a vontade do governo do Prof. Cavaco Silva em prejudicar a produção dos novos modelos UMM.
Em 1993 a Guarda Nacional Republicana opta em detrimento do UMM Alter II,pelo o Nissan Patrol que é fabricado em Espanha,uma vez mais a nossa industria nacional e preterida e gravemente prejudicada.
Em 2006,a UMM fabrica os seus ultimos jipes e retira-se do sector automóvel definitivamente!!
Sem comentários:
Enviar um comentário